segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Bóson de Higgs

Peter Higgs, formado em física no King's College London, começou a trabalhar no campo da física teórica e no estudo da massa das matérias. Higgs, em 1964, formulou a teoria de que existe uma partícula (quantum) essencial e que dá massa a toda a matéria existente no Universo, o Bóson de Higgs.

O trabalho para a descoberta do Bóson de Higgs só tornou-se possível após o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) em meados de 2008, na CERN, Suíça. Antes disso, o trabalho realizado no Grande Colisor de Elétrons e Positróns (LEP), também na CERN, entre 1989 e 2000, não foi muito satisfatório em relação ao Bóson e sua existência foi questionada. Porém, há relatos de que houve a observação do Bóson de Higgs no LEP, após bósons Z serem bombardeados por neutrinos, mas a CERN negou que a partícula liberada após o bombardeamento seja um Bóson de Higgs.

Até que finalmente, nesse 4 de Julho, a CERN anunciou que, ao fim de 50 anos de investigação, descobriram uma partícula nova que pode ser o Bóson de Higgs e que com seus mais capacitados computadores estão tentando provar a veracidade dessa partícula, abrindo mais uma porta para a compreensão total de nosso universo.


CMS Higgs-event.jpg
(Modelo esperado do Bóson de Higgs após a colisão de dois prótons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelas visitas

Obrigado pelas visitas, voltem sempre, recomendem, comentem no blog e votem nas enquetes! =D

Visualizações de Página