A História do Avião
Flyer I em Setembro de 1908 |
Santos Dumont em seu 14-Bis |
E em 17 de Dezembro de 1903, em uma praia da Carolina do Norte, os Irmão Wright alçaram voo com o Flyer, o primeiro avião da história. Porém, este avião necessitava de trilhos ou rampas para decolar, além de ventos favoráveis.
Em 23 de Outubro de 1906, Santos Dumont realizou um voo publico em Paris com seu magnífico 14-Bis. O 14-Bis possuía rodas, dispensando o uso de rampas ou trilhos para a decolagem. Também dispensava correntes de ar favoráveis.
A Santos Dumont também se atribuem o aprimoramento dos dirigíveis e a consolidação do uso de ailerons.
Os Maiores Aviões do Mundo
Comparação entre os maiores aviões do mundo. |
O Hughes H-4 Hercules, também conhecido como "Spruce Goose" era um protótipo de um grande hidro-avião de carga construído em 1947 com... Madeira! Ele é o avião com o maior comprimento de asas já construído e se encontra hoje em um museu em Oregon, nos Estados Unidos.
An-225 Mriya é uma aeronave russa, desenhada especificamente para o transporte do ônibus espacial Buran. (ver também seu sucessor, o Antonov An-124)
Airbus A380-800 é um avião de transporte de passageiros e de carga, capaz de realizar voos intercontinentais. Ele é tão grande que alguns aeroportos precisaram se adequar a suas especificações.
Boeing 747-8 Intercontinental é um avião de transporte de passageiros e carga, que possui dois andares interligados por escadarias, sendo utilizado na frota presidencial dos Estados Unidos e para o transporte de Ônibus Espaciais.
Os Aviões Mais Estranhos
Super Transporter Beluga |
O Airbus 300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro desenvolvido com base no Airbus A300, capaz de transportar até 42 toneladas, ele foi construído para substituir o "Supper Guppy" (A300-600).
Ele pode abrir um grande compartimento sobre sua cabine, que pode ser utilizado para transportar partes de outros aviões.
As desvantagens do uso do Beluga estão em seus procedimentos de carga e descarga, pois ele necessita de rampas especiais para ser carregado. Também apresenta baixa velocidade e autonomia de voo quando totalmente carregado, mas faz o que nenhum outro avião faz: carregar 42 toneladas em um compartimento sobre sua cabine.
Outras versões similares são o "Pregnant Guppy", o "Mini Guppy" e o seu sucessor direto, o "Super Guppy"
As desvantagens do uso do Beluga estão em seus procedimentos de carga e descarga, pois ele necessita de rampas especiais para ser carregado. Também apresenta baixa velocidade e autonomia de voo quando totalmente carregado, mas faz o que nenhum outro avião faz: carregar 42 toneladas em um compartimento sobre sua cabine.
Outras versões similares são o "Pregnant Guppy", o "Mini Guppy" e o seu sucessor direto, o "Super Guppy"
Réplica militar do Kalinin K-7 |
Os irmãos Wright vieram antes, mas Santos Dumont inventou a primeira máquina quem não precisava de impulso externo para voar, sendo um avião que por si só é algo que voa por energia própria. O voo do 14-bis foi o primeiro registrado.
ResponderExcluirMuitos disseram que fizeram primeiro e ainda que todos tenham certeza, qualquer um pode estar certo.