domingo, 5 de junho de 2011

Nova Bactéria Superresistente

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra descobriram um novo tipo de bactéria. Uma linhagem familiar da ''Staphylococcus aureus'' que é resistente à Meticilina (um dos antibióticos utilizados para combater esse mal).

A bactéria foi encontrada em amostras de leite de vaca durante uma pesquisa sobre mastite, porém, a nova versão do micro-organismo (representado pela sigla MRSA) também pode ser encontrado em seres humanos.

Os micro-organismos Staphylococcus são comuns na natureza e podem estar presentes na pele de até 15% dos humanos, somente causando infecções quando entram no corpo através de cortes e ferimentos.

Geralmente, seu tratamento é feito à base de Penicilina ou de seus derivados, mas o problema surge quando a bactéria se torna resistente à esses antibióticos.

Seus sintomas são iguais ao de uma Staphylococcus aureus normal, mas as opções de tratamento diminuem. Na maioria das vezes, a mutação da bactéria ocorre em ambientes hospitalares, locais onde a resistência ao antibiótico é favorecida.

Agora, o objetivo é tentar achar um método de tratamento mais fácil para combater esses micro-organismos.

(Foto tirada de um microscópio, mostrando as bactérias Staphylococcus Aureus)

Um comentário:

  1. Desse assunto eu sei bastante, mas eu não tenho certeza se a resistência é favorecida no hospital, por que lá é onde ficam os remédios. Acredito que a verdade é que no hospital onde há muitos remédios, as bactérias sofrem muita ação da seleção natural e então progridem, elas que são facilmente mutáveis.

    ResponderExcluir

Obrigado pelas visitas

Obrigado pelas visitas, voltem sempre, recomendem, comentem no blog e votem nas enquetes! =D

Visualizações de Página