domingo, 22 de maio de 2011

Nova Divisão dos Estados Brasileiros?

''Em que estado você mora?''

''Eu moro no Mato Grosso do Norte!''

Essa fala poderá ser escutada daqui alguns tempos, se a proposta do Congresso Nacional em criar uma nova divisão brasileira for aprovada. Partindo dos atuais 26 estados (não contando o Distrito Federal) para 33 estados... Essa proposta estará ligada a população, já que ela irá decidir se aprovam a divisão de seu estado ou não.

Um dos principais motivos da divisão dos estados, seria que, com um estado de grande proporção geográfica, o governador teria mais dificuldade em administrar tal local. A gestão aplicada em um ponto, não valeria para o Estado todo. Com a divisão, seria mais fácil administrar o Estado e o resultado seria o benefício total da população.

Outro motivo, seria a distância da capital com outras partes do Estado, dificultando a gestão. Temos no caso São Luís, capital do Maranhão, que vive em uma ilha isolada, muito distante do sul do Estado. Caso fosse necessário a gestão da capital sobre o Sul, seria muito difícil.

Os custos com a divisão dos Estados, não sairiam tão caro para o governante. Os altos custos ditos por algumas pessoas, são supostamente exageros.


(O ''novo'' Brasil, após a divisão proposta)

De acordo com o novo mapa, a região na qual sofreria mais mudanças, seria a região Norte. Atualmente, do modo na qual conhecemos, a região Norte possui sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Mas com a nova divisão, ela passará de sete para treze estados! Sim, treze estados! Os novos estados seriam: Estado de Solimões, Rio Negro, Juruá, Tapajós, Carajás e Oiapóque.

No Centro-Oeste, Mato Grosso seria dividido em Mato Grosso do Norte e Araguaia.

No Nordeste, surgiria três novos estados: Maranhão do Sul, São Francisco e Gurguéia.

O Sul e o Sudeste do país continuariam intactos.

E você? Aprovaria a nova divisão?

8 comentários:

  1. Pra im não mudaria nada...

    ResponderExcluir
  2. SERIA MUITO RUIM!!!!!!!!!!!!!!!!!TERIAMOS QUE REAPRENDE TUDO!!!!!!LEVEI MT TEMPO P DECARA TODOS OS ATUAIS E VAO POR MAIS?FALA SERIO!!!!!#_#

    ResponderExcluir
  3. Se for realmente pro bem do povo mais distante, que fica mais dificultado de um tratamento bom, que se promova a ideia. =D

    ResponderExcluir
  4. Aprovaria. Só quem conhece a realidade é que entende que é uma medida extremamente importante, onde o povo só tem a ganhar. Por isso q os políticos corruptos da região fazem qlqr coisa para não ser aprovada essa divisão.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com a divisao, assim como mato grosso do sul e tocantins estao crescendo economicamente, a tendencia da regiao do para tambem sera o crescimento.

    ResponderExcluir
  6. Não concordo. Se temos de melhorar a vida de quem está no beira do inferno temos de fazer do jeito que se assegura que dará certo. "Dividir e conquistar", uma frase muito usada em situações de guerra, porque quando dividimos o território o tornamos mais fraco. Não adianta dividir nada, pelo menos não num contexto como o da atualidade.

    ResponderExcluir
  7. Concordo já que se excluirmos o Alasca e o Havaí, os Estados Unidos tornam-se menor que o Brasil e mesmo assim possui 48 estados federados. Territórios vastos se tornam inadiministráveis; O Amazonas é maior que o Peru, a Bolívia, a Colombia ou a Venezuela. Do ponto de vista administrativo é impossivel conseguir ser pelo menos razoável. O Pará e o Mato Grosso também são gigantescos, tornando tudo difícil.
    O maior estado dos Estados Unidos (contínuo) é o Texas, que é duas vêzes menor que o Pará e três vêzes menor que o Amazonas.

    ResponderExcluir
  8. Concordo. Porque além de ser mais fácil a sua administração, o que é ganho no estado deve ser aplicado neste estado. É muito comum as áreas mais ricas receberem melhorias, enquanto as distantes da capital e do capital serem esquecidas.

    ResponderExcluir

Obrigado pelas visitas

Obrigado pelas visitas, voltem sempre, recomendem, comentem no blog e votem nas enquetes! =D

Visualizações de Página