quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Economia em Crise - Explicação

(Houston, the economy have a problem...)

Dívidas, países em crises econômicas, bolsas de valores em forte queda, aumento significativo do preço do ouro, Bovespa em baixa... Muitas pessoas comparam a essa Crise Econômica, como o começo da nova Grande Depressão do Século XXI. Isso devido a um fator que compromete todo o planeta: O Dólar.

Caso não saiba, o Dólar é a moeda de referência no planeta. Qualquer compra, transição ou venda, seja de milho, açúcar, petróleo ou outras coisas, teríamos que fazer em dólares. Existem algumas exceções, nos quais é possível utilizar outra moeda, porém na nossa sociedade o dólar é o que manda. Por isso, todos os países tem que possuir quantias em dólares dentro de seus cofres nos bancos federais.

O que está acontecendo, é que o dólar a moeda global, está em queda... Sabe por quê? Por causa dos T-Bonds.

A melhor maneira de adquirir dólares para os cofres de uma nação, é conseguindo os Treasury Bonds ou T-Bonds. Os T-Bonds são como medalhas de escoteiro, com menor número de T-Bonds, mais desvalorizado um país fica e o que está acontecendo é que os títulos estão desvalorizados e o Rating (É a probabilidade que o dinheiro emprestado a um sujeito, seja uma empresa ou uma nação, seja devolvido) também está baixo e isso causa a desvalorização de BILHÕES DE DÓLARES em reservas ao redor do mundo.

Os T-Bonds desvalorizados, causou a baixa do dólar e após a queda governamental, temos a queda em empresas norte-americanas que possuem milhares de ações em bolsas como a: Coca Cola, General Electric, Citigroup, Bank of America, Goldman Sachs e etc.

Sobe e Desce

Essa queda do dólar, junto aos T-Bonds, não é nada satisfatório para países falidos da Zona Euro e os que passam por dificuldades, como a Espanha e a Itália.

Nessa situação de pânico, a Federal Reserve dos Estados Unidos começará a imprimir mais dinheiro na esperança de reanimar a economia, mas isso será um tiro no escuro. Já que imprimir mais dinheiro causaria o fracasso do Dólar e o Euro mais forte, além de exportações européias na falência. Seria necessário então, novos cortes para reduzir a dívida (crescida por causa dos juros altos e com perspectivas negativas devido a queda das exportações), mas novos cortes nesse tempo de jogo, seria outro tiro no escuro.

Outra alternativa, seria o ouro, porém se o ouro já era caro, com essa crise, o ouro quase duplicou de preço. Porém, o ouro é uma armadilha nos dias de hoje, tantos investidores com medo de quedas nas bolsas, irão atrás de uma forma de dinheiro que não irá trazer tanto lucro, reavendo o prejuízo.

Poderia ser o começo de uma jornada que levará a um beco sem saída, sem regresso? Talvez sim, talvez não. Entre tantas hipóteses sobre a economia, só sabemos que se ela acabar, deixará sequelas.

Esse texto serve para refletir, sobre o destino de seu dinheiro, antes de entregá-lo a Bancos Federais, Bolsas de Valores ou até para o Fundo Monetário Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelas visitas

Obrigado pelas visitas, voltem sempre, recomendem, comentem no blog e votem nas enquetes! =D

Visualizações de Página