sexta-feira, 24 de junho de 2011

Asteróide passará a 12 mil kms da Terra

O recém-descoberto asteróide 2011 MD vai passar a apenas 12 mil quilômetros acima da superfície terrestre no dia 27 de Junho (segunda-feira).

De acordo com analistas da NASA, não existe chances da rocha colidir com nosso planeta, porém, a distância de 12 mil quilômetros é tão pequena que a gravidade terrestre irá alterar drasticamente a trajetória do asteróide.

Sua maior aproximação em plena luz do dia, será no Oceano Atlântico Sul perto da costa antártica. Com o asteróide se afastando da Terra, ele irá passar por uma zona de satélites geoestacionários¹, mas as chances de colisão com lixo espacial ou satélites artificiais são relativamente pequenas, embora não seja ZERO.

A julgar seu brilho, (que será intenso suficientemente para ser visto por um telescópio de médio porte) já que o asteróide mede apenas de 5 a 20 metros de diâmetro. De acordo com o JPL (centro norte-americano, responsável pelo desenvolvimento de sondas espaciais não-tripuladas e de seu manuseamento para a NASA), se espera que um objeto de tal tamanho a essa distância passe pela Terra a cada seis anos em média.

(A rota do asteróide, pouco antes e depois de passar pela Terra)

Nota ¹ - Satélites geoestacionários: São satélites que se encontram parados a um ponto fixo sobre a Terra. Como se encontram sobre o mesmo ponto terrestre, satélites geoestacionários são utilizados como satélites de comunicação e de observação de regiões específicas da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelas visitas

Obrigado pelas visitas, voltem sempre, recomendem, comentem no blog e votem nas enquetes! =D

Visualizações de Página