quarta-feira, 21 de março de 2012

Pensamento do Dia

Alguns causam felicidade onde quer que eles vão; outros sempre que se vão.

(Oscar Wilde)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Análise - Existe vida extraterrestre?

Existe na mente do Homo sapiens, a vontade incontrolável de preencher um espaço que lhe apresenta vazio. Na época das grandes navegações, inventamos os monstros de além mar, aos quais eram referidas atrocidades e feiuras tremendas que só de olhar morreríamos. Na era das cavernas toda tribo diferente era por convenção, considerada inimiga para garantir a integridade do próprio grupo, na guerra fria, socialistas e e capitalistas fantasiavam um sobre o outro e nossos pais foram ensinados que comunistas comiam criancinhas. Nada mais previsível que nasça em nossos pensamentos uma figura habitante de planetas que não conhecemos.
A indústria cinematográfica, a literatura e outros meios de entretenimento e comunicação, fortalece crenças congruentes a dois polos opostos. Existe vidas fora da Terra ou não? Muitas pessoas expressam suas convicções, mas não fazem o mínimo que é procurar meios para provar suas hipóteses, ou pelo menos defendê-las, elas se tornam apenas motivo de discussão, por isso veremos os pontos em comum.
As perguntas sobre vida extraterrestre cercam uma questão ainda não respondida, e aparentemente sem respostas concretas por enquanto. Um paradoxo: O paradoxo de Fermi.
Se existe mesmo vida além de nossa atmosfera, as probabilidades de sermos a única a chegar ao ponto de aperfeiçoamento, aproxima-se do inexistente. O universo, sendo infinito ou não, é muito grande e muito antigo, sendo irracional dizer que não existem populações que tenham se organizado o suficiente para conseguir se comunicar conosco, mas por que então elas não se comunicam conosco?
A unanimidade no grau de popularização dessa equação entre os cientistas é notável, se seu pai for astrobiólogo pergunte para ele. A Equação de Drake expõe em números a possibilidade de haver vida fora da Terra e civilizações manterem comunicação, o que é colossal levando em conta a infinitude universal.
Ela é formulada dessa forma:
N = R^{*} ~ \times ~ f_{p} ~ \times ~ n_{e} ~ \times ~ f_{l} ~ \times ~ f_{i} ~ \times ~ f_{c} ~ \times ~ L
"N" é o número de civilizações extraterrestres, capazes de manter comunicação;

"R" é a taxa de formação de estrelas;
"Fp" é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita;
"Ne" é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrelas com planetas;
"Fl" é a fração dos planetas com potencial para a vida que realmente desenvolvem vida;
"Fi" é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente
"Fc" é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que vêm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação;
"L" é o tempo esperado de vida para a civilização.
A estimativa resulta nisso:
N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31
Outra hipótese conhecida é a do zoólogo. Os alienígenas podem estar te observando sem que percebamos, como cientistas fazem com animais quando desejam conhecer seu comportamento natural, eles estariam aqui nesse momento, nos observando. A teoria tem várias vertentes, como a de que nos criaram para sermos cobaias, há quem afirma que apenas esperam o momento, e há aqueles dizendo que elas esperam nosso aperfeiçoamento dando-nos até a religião.
No livro "Rare Earth: Why Complex Life Is Uncommon in the Universe" de dois mil, escrito pelo geólogo e paleontologista Peter Ward e o astrônomo e astrobiólogo Donald Brownle está escrito que para que na Terra houvesse a criação de vida multicelular, foi necessária a combinação de eventos muito específicos, que se acontecem, acontecem de em alguns milhões de anos luz quadrados.
Inúmeras tentativas de nossa parte ocorreram para tentar obter comunicação interestelar ou pelo menos com civilizações. No espaço foi posta um pequeno pedaço de material escrito em minúsculas letras, mensagens de vários países do globo, mas essa não é considerada oficial aos extraterrestres, o que já o é com a famosa "Mensagem de Arecibo", emitida com sinais de até vinte terawatts de potência por um radiotelescópio porto-riquenho chamado Arecibo, objetivando passar informações sobre o planeta Terra e a civilização humana. A mensagem compreendia várias partes, cada uma sobre um aspecto de nossa vida, nosso DNA, nossa capacidade intelectual, o aspecto humano, e de onde saiu a mensagem.
A competição entre possíveis respostas para o Paradoxo de Fermi é acirrada, no entanto mesmo os prós da vida extraterrestre são em maioria não muito otimistas.
Exemplo: A vida tende a se auto-destruir, justamente os fatores que o favorecem os afunda quando sua força acaba. As civilizações tendem a destruir umas as outras, o que é visto todos os dias em dimensões globais entre países e grupo de países. Teoria da inflação e argumento da juventude, fala que por questões naturais, civilizações, nas situações em que nasceram tendem a se separarem em universos paralelos, cada um tendo apenas uma, a primeira a se desenvolver. É difícil se comunicar, é caro, não esperamos tempo suficiente, ou que não estamos ouvindo direito. Essas e outras incontáveis hipóteses rodeiam o assunto.

Agora a analise:

Infelizmente nada foi provado, e propendemos a dizer o que nos dá na cabeça, cada fato de alguma forma reforça todas as teorias. Na matemática, quando não sabemos a resposta, mas temos pistas do que forma tal número, formulamos uma equação para desvendarmos o segredo, e quando nem mesmo se tem fatos suficientes para fazer a equação, construímos estatísticas. Estatísticas são probabilidades de algo ser algo, apesar de ser uma conta necessária, não nos dá nenhum rumo, pois a menor possibilidade pode ser a correta e por convenção escolhemos a mais provável.
Quem aqui vos fala sente dentro de si que o universo não abriga apenas um planeta habitável, que a a vida que traz beleza e entendimento de si mesmo, que é o universo, deve existir. A equação de Drake não aponta no nosso sistema, tantas possibilidades, e os fatores necessários para a vida inteligente, que são específicos e devem seguir ordens encaixáveis não acontecem o tempo todo. A probabilidade nos desencoraja. Mas uma coisa faz sentido também.
Não existe nenhuma hipótese que junto de outras que possa indicar claramente a verdade. Mas se pensarmos direito a verdade se mostra de outro jeito.
Num universo de uma idade inacreditável, de um tamanho colossal, provavelmente infinito, é mediocridade afirmar que apenas nós somos assim. Se ele tem borda eu não sei, mas uma coisa é certa, nada se destrói, tudo se transforma. E nessa certeza que eu afirmo que a vida não é algo difícil de se fazer.
Os números na natureza, são infinitos, mas para se tornar racional, necessitamos de isolá-los e é aí que pensamos. Em uma certa extensão de tempo e espaço, as probabilidades são quase nulas, mas se pensarmos em sua inacabável fonte de energia e corpo, ilógico seria dizer que impossível é a vida. Partindo disso as possibilidades de haver qualquer coisa é infinita, incluindo a vida.
Nós que utilizamos apenas alguns milhões de anos para nos fazer, por que não haveriam formas de vida em outros planetas, ou até fora de planetas? E civilizações?!
Irracional é dizer que eles não existem, pois mesmo que eles não existam, estarei com a razão.


Stephen Hawking quando perguntado sobre a vida extraterrestre, disse:
"Somente temos a nós mesmos como base de como a vida inteligente poderia ter se desenvolvido em algo que não queremos encontrar."

sábado, 10 de março de 2012

Pensamento do Dia

Todos fecham seus olhos quando morrem, mas nem todos enxergam quando estão vivos.

(Augusto Cury)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Energia e Influências

Um Buraco Negro, é onde a gravidade exercida pela massa é tão forte que acaba por romper os dois princípios básicos da Física, o Espaço e o Tempo. O espaço é o meio que envolve alguma coisa seja ela matéria ou energia, e o tempo é o sequenciamento mediante os eventos. Mas
esses dois princípios não existem no Buraco Negro, lá não há tempo e não há espaço, nem a Luz escapa dele.

Mas talvez o Buraco Negro não seja exatamente o fim, por isso existe a teoria do Buraco Branco proposta como uma solução de Karl Schwarzschid (1873 - 1916) para a teoria da relatividade de Einstein. É dito que na ponta de um Buraco de Minhoca há um Buraco Negro, sugando matéria e todo tipo de radiação e na outra ponta, há um Buraco Branco criando matéria e luz. Traduzindo de uma forma mais simples, SEMPRE seremos TRANSFORMADOS em matéria e energia, em um CICLO VICIOSO.


(Representação de um Buraco Negro, rodeado por uma manta de plasma)

No centro das galáxias há uma força que expele muita energia, sim, um Buraco Negro, que após o mesmo sugar grande quantidade de massa e radiação, ele expele uma grande linha frenética de energia. Em nossa galáxia, a Via Láctea, o nosso Buraco Negro é chamado de Sagittarius A e ele que mantêm em sincronia TUDO, sua gravidade afeta todos os pontos da Via Láctea criando um fluxo que faz com que os corpos possuam sua órbita, no caso a Terra orbita o Sol que orbita o centro da galáxia.


(A Via Láctea)

Maior tempestade Solar desde 2004 atinge a Terra em cheio - 9/03/2012

O Sol tem seu brilho e seu calor formado devido a fissões nucleares de núcleos de Hidrogênio, para formar o Hélio. As moléculas solares estão em constante agitação e produzem muita, mas muita energia que acaba sendo dispersado, quando essa dispersão atravessa a Coroa Solar (o envoltório luminoso do Sol) é chamada de Erupção Solar. Algumas erupções solares são fortes e atingem a Terra, suas partículas de alta energia atingem o planeta e depois, as partículas de média e baixa energia penetram na Magnetosfera e descarregam sua carga, causando interferências eletromagnéticas que afetam aparelhos e o ser humano.

A Rússia testou em seus cosmonautas uma experiência magnética, em que eles foram submetidos a campos magnéticos baixos. Primeiramente, eles ficaram agitados e depois estressados até que eles foram retirados com o risco de se agredirem fisicamente.

A Ressonância Schumann são pulsares eletromagnéticos de baixa frequência da Terra. A energia liberada no pulsar é medida em Hertz. Acontece que nosso corpo tem total ligação com a energia terrestre através do Lobo Temporal, uma área do cérebro, tanto que nosso corpo é dotado da mesma frequência da energia de Schumann, aproximadamente 7,83 Hertz. O problema? É que desde os anos 80, a frequência energética aumentou para entre 11 e 13 Hertz. Nosso cérebro não está acostumado ao desequilíbrio energético e acabamos por estar mais suscetíveis a problemas como ansiedade, stress, depressão...

Já existe a Geopsicologia e a Geopsiquiatria, que liga a Psicologia e a Psiquiatria a fenômenos magnéticos.

Muitos cientistas, juntos com médicos, relacionaram os máximos solares e campos magnéticos baixos a suícidios na região de São Petesburgo, Rússia, e foi comprovado que a máxima de suicídios ocorria nos extremos solares


(O campo magnético e o nosso cérebro estão mutuamente relacionados)

Somos energia e tudo que produzimos é energia. Estamos relacionados a natureza de nosso ambiente em que vivemos DIRETAMENTE.

Gabriel



Esse artigo foi fruto de muita pesquisa e sempre estou apto a correções, além de informações extras.

Obrigado pelas visitas

Obrigado pelas visitas, voltem sempre, recomendem, comentem no blog e votem nas enquetes! =D

Visualizações de Página